Direitos e deveres do cidadão com HIV no Brasil

Os principais estão relacionados à dignidade humana e ao acesso gratuito à saúde pública, com garantia de diagnóstico e tratamento retroviral:

Em relação aos planos de saúde, assegurado direito aos tratamentos mais avançados, seus planos não podem ser cancelados unilateralmente em função da doença.

Além disso, é garantido o sigilo da sorologia e o resultado positivo só pode ser revelado com autorização da pessoa, garantindo a privacidade.

  • Direitos Trabalhistas

As pessoas com a saúde em HIV têm o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho, bem como na escola, e em exames admissionais, periódicos ou demissionais.

  • Direitos Previdenciários

Auxílio-doença, garantido sem a necessidade de cumprir prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado.

Aposentadoria por invalidez, devido a incapacidade total e permanente para o trabalho. Não depende de idade ou tempo de contribuição específico.

Aposentadoria PCD, por idade ou tempo de contribuição, não exige incapacidade total para o trabalho.

Pessoas com HIV, que comprovem baixa renda, podem receber um salário-mínimo por meio do benefício de prestação continuada BPC/LOAS. (não precisa ter contribuído para previdência).

Outro direito assegurado, é o saque integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em razão de doenças graves.

  • Direito Financeiro

Pessoas com HIV têm assegurado o direito à isenção do Imposto de Renda e, inclusive, o ressarcimento de valores retroativos a 5 anos a partir da comprovação da infecção.

Aquisição de veículo novo com isenção de IPI, segundo lei 10.182/01.

Aos que vivem com HIV, é recomendável inserir-se em uma rede de apoio, que conte com aconselhamento jurídico e aproximação com o serviço social, de modo a garantir acesso às informações.

A lei 12.984/2014, estabelece como crime a discriminação às pessoas com HIV com reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

 

Entrevista Diário TV 2 – Dia Mundial de Combate à Aids

 

Fale saber mais, fale conosco.

contato@scjur.com.br

(11) 2378-5899

(11) 96381-4550

www.scjur.com.br

@slecpickaecosta

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.